domingo, 7 de dezembro de 2008

Educação e tecnologia

Dada a relevância da educação no desenvolvimento de um país é importante repensá-la com muito cuidado e seriedade. Pensando ainda na educação como promoção do ser humano e sua complexidade muitas questões surgem.
Após a leitura dos textos dos professores Gilvan e Moram, as cinco palavras escolhidas foram: cultura, papel do professor, formação continuada e tecnologia.
Desde o nascimento observamos e aprendemos sobre o mundo que nos cerca. Adquirimos hábitos, valores, crenças, e etc. Assim cada indivíduo tem a sua cultura que deve ser respeitada em seus diversos aspectos. Dentro de uma sala de aula temos diferentes modos de pensar e agir. Essas diferenças vão influenciar a aprendizagem, podendo jogar a favor ou contra; ser um fator facilitador ou inibidor em articulação com a metodologia. O professor também tem a sua cultura que vai influenciar sua atuação neste processo. Portanto é importante também estarmos atentos no papel do professor e em sua participação na educação escolar (professor/conteúdo/aluno). A escola tem “abraçado” muitas atribuições devido às atuais necessidades da sociedade. E o professor educador como parte integrante desse sistema também. Sozinho é uma sobre carga muito grande, mas o trabalho colaborativo pode auxiliar o professor a enfrentar essas dificuldades. Do jeito que caminha o mundo são muitas mudanças, muitas informações num curto espaço de tempo. O professor precisa acompanhar o dinamismo em que se da o conhecimento. A formação continuada é uma forma de atualização para o professor, pois não cabe mais o modelo do professor parado no tempo. O professor é também um aprendiz, ou seja, a investigação e reflexão fazem parte de sua rotina e busca pelo saber. Com a carga horária que boa parte dos professores tem hoje, tempo é uma raridade e a modalidade de curso a distância pode amenizar este entrave. Neste aspecto a tecnologia vem ao auxilio do professor, pois permite que professores de diferentes instituições, possam se comunicar, trocar experiências e se auxiliarem mutuamente, ou mesmo produzirem juntos estando distantes. Ainda sobre a tecnologia devemos considerar que, assim como a escola, a mídia eletrônica faz parte da vida do aluno(que não é um ser passivo), assim como da nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário